O projeto infantil

 

A capoeira, desde muito tempo é ensinada para crianças nas academias de capoeira. Em diversas partes do país mestres e professores se dedicam ao ensino deste público.

No grupo Cordão de Ouro, praticamente todos os professores trabalham com crianças. Além de Belo Horizonte, o trabalho com infantil também é muito forte em São Paulo, Campinas e Guaratinguetá, com os mestres Ponciano, Geraldinho, Coruja e outros professores.

A proposta da capoeira dentro da escola é oferecer esta atividade cultural brasileira que é rica em matéria prima para criação de atividades lúdicas em parceria com famílias e escolas. Desta maneira, os movimentos da capoeira são ensinados ainda sem a conotação de luta, para as crianças. É por meio da musicalidade, de brincadeiras, jogos e esquemas lúdicos e teatrais que toda a metodologia foi criada.

A capoeira está presente na história do Brasil há mais de trezentos anos. Mesmo antes de
conhecer os benefícios sociais e educacionais da capoeira, a sociedade já tinha conhecimento de suas características de luta, defesa pessoal, folguedo, cultura, arte e musicalidade. Hoje, a Capoeira Infantil apresenta novas possibilidades e alternativas para escolas infantis, a partir de uma perspectiva lúdica e prazerosa. Uma atividade completa em uma proposta inovadora de ensino.

www.cordaodeourobh.com